10 sugestões para manter a boa forma física no Inverno


Manter o peso perdido nos meses mais frios do ano nem sempre é uma tarefa fácil. Para que não recupere os quilos eliminados, há regras que deve seguir.
Emagrecer no Inverno… é possível? Na época mais fria do ano, as bebidas quentes que se fazem acompanhar de bolos, bolachas e bolinhos e que convidam ao aconchego, ou seja, a querer sair menos de casa e a andar menos na rua, dificultam a tarefa.
Mas há uma boa notícia. Nos dias mais frios, o corpo perde calor através das condições externas. No entanto, para manter a temperatura corporal, o organismo passa a trabalhar mais para produzir calor. Este processo é chamado de termogénese. O aumento da produção de calor para combater o frio acelera o metabolismo, o que resulta na queima de mais calorias e, consequentemente, de gordura corporal.
Assim, se o aumento do metabolismo estiver associado a uma alimentação equilibrada e à prática de exercício físico, os resultados de perda de peso serão mais fáceis de alcançar.
1. Verifique se as suas refeições estão a corresponder ao gasto energético. Quando a meta é emagrecer devemos ter um balanço energético positivo, isto é, ingerir menos e gastar mais.
2. Salte refeições, mas com rigor. O ideal é pré-estabelecer 5 a 6 pequenas refeições/dia a pensar no aumento do metabolismo.
3. Dê prioridade ao consumo de cereais integrais (aveia e quinoa) e a produtos integrais (macarrão, arroz, pães). A fibra contida nesses alimentos tem capacidade para aumentar a saciedade.
4. As frutas oleaginosas, como as nozes, são excelentes para o lanche, já que ajudam a controlar a saciedade e a evitar os alimentos mais calóricos, como os doces.
5. Se não lhe apetecer consumir verduras cruas nos dias frios, junte-as aos pratos quentes que mais aprecia.
6. Evite o consumo exagerado de sal. O sal favorece a acumulação de líquidos no organismo, podendo resultar no aumento do peso corporal.
7. Inclua na sua dieta alimentos com efeito termogénico. Esses alimentos têm a capacidade de aumentar o gasto energético. Por exemplo: gengibre, canela, pimenta, chá verde são boas alternativas.
8. Os chás são excelentes recursos para hidratar e aquecer no Inverno. Aproveite para variar ao máximo o seu consumo.
9. As sopas são ideias para começar a refeição. Aproveite para incluir verduras nas sopas. Evite incluir nas sopas leite, queijos e creme de leite. Como sugestão, regue com um fio de azeite extravirgem.
10. Não se prive das delícias da estação, desde que consumidas com moderação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apoio de:

Apoio de:
Produtos Naturais