PRÓSTATA SAUDÁVEL


A próstata é uma glândula do aparelho genital masculino. Situa-se sob a bexiga e rodeia uma parte do canal da uretra responsável por levar a urina da bexiga para o exterior.
No homem jovem a próstata é, mais ou menos, do tamanho de uma ameixa pequena. A sua principal missão é de segregar certos componentes do esperma, especialmente enzimas, facilitando a penetração dos espermatozóides através do colo uterino.
Hipertrofia benigna da próstata (HBP)
A hipertrofia da próstata é como o seu termo indica o aumento do volume da próstata. Quando isto acontece, pode tornar dolorosa a acção de urinar, embora nem sempre isto aconteça.

A Hipertrofia Benigna da Próstata é considerada como um efeito secundário da andropausa.
Os sintomas principais da Hipertrofia Benigna da Próstata são as vontades urgentes e frequentes de urinar, micção dolorosa, necessidade de fazer força para urinar e jacto de urina fraco.
Cancro da próstata
Este tipo de cancro já ultrapassou o cancro do pulmão tornando-se o principal tipo de cancro nos homens.
A obesidade precoce e o consumo excessivo de produtos lácteos e carnes vermelhas aumentam o risco de cancro da próstata de maneira significativa.
Foram feitos estudos em 42 países por cientistas japoneses que levaram à conclusão de que o alimento mais directamente ligado ao risco de cancro da próstata era o leite de vaca.
Para aqueles que têm dificuldade em abandonar o consumo dos lacticínios deverão limitar o seu consumo a um só produto por dia que poderá ser um iogurte ou 1 queijo fresco e de preferência de cabra ou ovelha.

Prótata e alimentação
Uma próstata saudável depende também daquilo que o homem come e a partir dos 40 será importante fazer uma reflexão sobre os hábitos alimentares.
Existem alimentos com valores reconhecidos como antioxidantes, anti-inflamatórios e anti-tumorais. São chamados alimentos de saúde que agem, embora lentamente, no combate ao desenvolvimento de múltiplas patologias crónicas e graves como, por exemplo, alguns tipos de cancer, entre os quais o da próstata.
Bons Alimentos
- frutos e legumes frescos especialmente os que contêm carotenóides: abacate, espinafres, alperce, brócolos, algas e especialmente o tomate (preferir sempre de cultura biológica)
- óleo de abóbora , noz, colza e germe de trigo
- sementes de abóbora, sésamo e linhaça
- azeite virgem
- Peixes gordos: sardinhas, carapaus, salmão
- cebolas (especialmente as vermelhas), chalotas, alho, cebolinho.
- nozes
- levedura de cerveja
- vinho tinto (1 copo à refeição)
- chá verde
- curcuma
Maus alimentos
- alimentos muito salgados ou apimentados
- bebidas ricas em cafeína
- gorduras animais
- gorduras saturadas
- carnes vermelhas
- charcutarias, enchidos, etc.
- produtos lácteos (sobretudo leite e queijos fermentados)
- óleos de girassol, soja, milho e cártamo
- alimentos industriais e transformados
- alimentos geneticamente modificados e tratados com pesticidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apoio de:

Apoio de:
Produtos Naturais