Diabetes: saber conviver com a doença


Vigiar o peso e os níveis de açúcar no sangue, seguir uma alimentação variada e sã e praticar 30 minutos de atividade física diariamente ajudam a controlar a diabetes.

Se não for tratada com dieta, atividade física e controlo dos níveis de açúcar no sangue, a diabetes pode causar limitações na visão ou cegueira, lesões irreparáveis nos rins e problemas cardíacos ou do sistema nervoso. A diminuição da irrigação sanguínea pode afetar os membros inferiores, gerar úlceras e obrigar a amputações.


Pessoas com risco de contrair diabetes devem vigiar a glicemia, o colesterol e a tensão arterial. Perante os seguintes sinais de alarme, vá ao médico:

cansaço extremo;
muita sede e boca seca;
visão turva;
necessidade frequente de urinar, sobretudo à noite;
fome constante;
problemas de concentração;
perda de peso repentina injustificada.
Glicemia sob controlo 
A Direção-Geral da Saúde recomenda 3 ou 4 consultas anuais aos diabéticos. Aconselha alguns exames de rotina, como a glicemia no sangue e o controlo de fatores de risco cardiovasculares, como a hipertensão e o colesterol elevado.

Os diabéticos devem avaliar regularmente a função renal e fazer um exame oftalmológico: com os níveis elevados de glicose, corre-se o risco de danificar os rins e os olhos, culminando em insuficiência renal e cegueira. Uma inspeção regular dos pés é aconselhável, para detetar lesões e infeções. Os diabéticos insulinodependentes com dificuldade em controlar os níveis de glucose devem fazer medições diárias da glicemia, para adaptar a dose de insulina.

Diabéticos à mesa

Os produtos especiais são caros e desnecessários. É preferível fazer 6 a 7 pequenas refeições por dia e não ficar muitas horas sem comer. É mais fácil controlar os níveis de glicose no sangue.
Escolha alimentos com pouca gordura, como leite, carnes e queijos magros.
Os alimentos ricos em fibras, como os cereais integrais, o feijão, as ervilhas, os legumes e a fruta ajudam a controlar os níveis de glicemia.
Os doces não são proibidos, desde que consumidos com moderação e nunca com o estômago vazio, para evitar picos de glicose.
Modere o consumo de sal, para evitar aumentos da tensão arterial.
O álcool pode causar hipoglicemia, ou seja, uma quebra da glicose no sangue, se toma insulina ou antidiabéticos orais. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e prefira-as apenas à refeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Apoio de:

Apoio de:
Produtos Naturais